Fundamentos

CARACTERÍSTICAS Principais DE uma BLOCKCHAIN

 

DESCENTRALIZAÇÃO

A descentralização é a característica mais essencial do sistema baseado em blockchain, o que significa que o sistema baseado em blockchain não depende de um processamento central, os dados são distribuídos entre os nós. Se por algum motivo, um dos nós falhar, a operação geral do sistema se mantém.

IMUTABILIDADE

As informações não podem ser alteradas após a verificação e adicão ao blockchain, a estabilidade e a confiabilidade dos dados em um blockchain é extremamente alta.

TRANSPARÊNCIA

Transparência é a base para a confiança das blockchains, os registros e atualização dos dados são transparentes para os nós da rede inteira. Essa alta transparência da rede pode ser usada para revisar, rastrear registros de dados e operações .

EFICIÊNCIA

A tecnologia blockchain torna o sistema mais transparente, distribuindo registros do banco de dados aos usuários do sistema, tornando-o mais eficiente em termos de riscos e custos.

SEGURANÇA

Se uma rede centralizada for atacada, é provável que ela afete todo sistema. No entanto, o sistema baseado em blockchain tem a característica da descentralização. Se um nó for atacado, ele não destruirá a segurança de todo o sistema. Além disso, as blockchains usam a infraestrutura de chaves assimétricas com objetivo de impedir que agentes maliciosos alterem os dados, fornecendo assim uma melhor segurança.

ANONIMIDADE

Nos sistemas blockchain, ambas as partes podem tornar a transação anônima porque o programa pode determinar automaticamente se as atividades de trocas entre os nós são válidas.

blockchain não é bitcoin

A rede Bitcoin utiliza uma blockchain, mas a blockchain é uma parte da rede Bitcoin. Blockchains possuem muito mais aplicações que às financeiras.

o que é um Blockchain?

Blockchain é uma tecnologia implementada pela primeira vez com exito e em escala global no protocolo Bitcoin, esta tecnologia faz registros de todas as transações que ocorrem naquele protocolo, de tal forma que esse registro seja perene e imutável. Em outras palavras uma blockchain é capaz de registrar registros de eventos de forma confiável e segura, desde que essa blockchain não seja controlada por uma única pessoa, ou um grupo com interesses em comum.

 

Blockchains não servem apenas para registrar transações monetárias, como a blockchain do bitcoin ou litecoin, mas servem para registrar qualquer evento do mundo real que possa ser identificado digitalmente, como registros de imóveis, nascimentos, casamentos, óbitos, autenticidade, identidade…. Ou seja qualquer evento que possa/deva ser registrado de forma confiável e segura pode-se beneficiar da tecnologia blockchain e se esta blockchain for pública e distribuída esses registros não necessitam de um terceiro de confiança para garantir que o dado em questão é real e autêntico pois, quem  irá garantir isso é a criptografia associada aquela blockchain.

Como garantir a integridade de uma blockchain?

Basicamente uma blockchain tem sua integridade garantida, com a construção e evolução de  uma rede distribuída e pela forte criptografia de inclusão de novos blocos

Vantagens de uma blockchain

Como os dados da Blockchain costumam ser armazenados em milhares de dispositivos numa rede distribuída de nodes (nós), o sistema e esses dados são altamente resistentes à falhas técnicas e ataques maliciosos. Cada nó da rede é capaz de replicar e armazenar uma cópia do banco de dados, por esse motivo não há ponto central de falha: um único nó, ou alguma dezenas deles, que fica off-line não afeta a disponibilidade ou a segurança da rede.

É muito improvável que blocos confirmados sejam revertidos posteriormente, significando que, uma vez registrados que os dados são registrados na Blockchain, é extremamente difícil removê-los ou alterá-los. Isso faz da Blockchain uma ótima tecnologia para armazenar registros financeiros ou quaisquer outros dados em que uma auditoria possa ser necessária, pois todas as alterações são rastreadas e permanentemente registradas em um livro distribuído e público.

Na maioria dos sistemas de pagamento tradicionais, as transações não dependem apenas das duas partes envolvidas, mas também de um intermediário – como um banco, empresa de cartão de crédito ou provedor de pagamento. Ao usar a tecnologia Blockchain, todo esse arranjo não é mais necessário porque a rede distribuída de nós verifica as transações por meio de um processo conhecido como mineração. 

De uma forma geral, um sistema Blockchain elimina o risco de confiar em uma única organização, reduz os custos gerais e as taxas das transações, cortando intermediários e terceiros

desvantagens de uma blockchain

Uma vez que os dados foram adicionados à rede, é muito difícil modificá-los. Embora a estabilidade seja uma das vantagens da Blockchain, nem sempre é uma boa característica. Alterar dados ou o código de uma rede Blockchain é normalmente muito complicado e geralmente requer um Hard Fork (Bifurcação), onde uma cadeia de blocos é abandonada e outra é criada.

Normalmente as blockchains usam criptografia de chave pública (ou assimétrica) para dar aos usuários a propriedade sobre seus dados. Cada conta (ou endereço) na blockchain tem duas chaves correspondentes: uma chave pública (que pode ser compartilhada) e uma chave privada (que deve ser mantida em segredo). Os usuários precisam da chave privada para acessar seus dados, significando que eles agem como seu próprio administrador de dados. Se um usuário perder sua chave privada, os dados são efetivamente perdidos e não há nada que ele possa fazer a respeito.

As blockchains que usam o algoritmo de consenso PoW são altamente ineficientes. Como a mineração é extremamente competitiva e há apenas um vencedor a cada bloco, o trabalho de todos os outros mineradores é desperdiçado.

Os livros das blockchains podem crescer muito ao longo do tempo. A blockchain do Bitcoin atualmente requer cerca de 250 GB de armazenamento. A velocidade no crescimento das blockchains parece estar superando  a capacidade dos discos rígidos e as redes correm o risco de perder nós se aquele livro específico ficar muito grande, impedindo que usuários baixem e armazenem aquela blockchain.